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Os clientes particulares encaram cada vez mais os bancos como prestadores de serviços que devem estar disponíveis onde e quando o cliente precisa.

Neste contexto, o balcão está progressivamente a deixar de ser o meio preferencial de contacto com o Banco. O cliente pretende ser autónomo para executar as suas operações correntes, não quer estar limitado aos horários de funcionamento do seu Banco e exige garantias de segurança, rapidez e fácil acesso aos serviços e, tudo isto, com o menor custo possível.

Pelo seu lado, a pressão de mercado obriga os bancos a fazer cada vez mais e melhor com menos recursos. A competição pela diferenciação e pela oferta de produtos e serviços inovadores é, hoje em dia, uma constante na estratégia de um Banco que pretenda afirmar e manter uma posição no mercado.

O dWare Retail é uma plataforma completa de digital banking que permite ao banco responder às necessidades dos seus clientes 24x7 em qualquer canal e em qualquer lugar.

Características

A plataforma dWare Retail é uma solução completa que inclui um grande leque de serviços para particulares e empresários em nome individual (ENI). A chave do sucesso da solução está na sua extensibilidade e adaptabilidade às realidades de cada banco e às especificidades de mercado de cada país.

É uma solução robusta, tecnologicamente avançada e com provas dados no mercado. A arquitectura da plataforma está preparada para ambientes transaccionais capazes de processar grandes volumes de operações. A sua arquitectura multi-nível escala horizontal e verticalmente consoante a evolução dos serviços e a volumetria de operações.

Baseada em tecnologias Java e obedecendo a rigorosos critérios de modularidade e extensibilidade, esta solução adapta-se facilmente a qualquer ambiente computacional e integra-se com diferentes sistemas de core banking.

Arquitectura de referência

Principais funcionalidades

Trata-se de uma plataforma aberta e extensível, podendo facilmente ser integrada com qualquer funcionalidade bancária ou outra existente em sistemas de backend do banco como, por exemplo, plataformas de CRM ou de scoring.

Funcionalidade bancária
  • Consultas de saldos e movimentos, consulta de dados de contas, extractos, posição global, empréstimos
  • Consulta de documentos digitais
  • Comprovativos de operação
  • Pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado, pagamentos de compras, telecomunicações, MBNet
  • Transferências nacionais (internas e interbancárias)
  • Transferências internacionais
  • Débitos directos: consulta e alteração
  • Bolsa - Compra e venda de acções e títulos, consultas de mercados e cotações
  • Cheques – consulta de cheques, pedidos de livros de cheques, registo de cheque
  • Cartões - Consulta de dados, consulta de movimentos, pedido de novo cartão, pedido de alteração de estado
  • Empréstimos
    • Consulta de empréstimos
    • Consulta de plano financeiro
    • Amortização de empréstimo
  • Depósitos a prazo
    • Constituição de depósito a prazo
    • Consulta de depósitos a prazo
    • Reforço de depósito a prazo
Suporte PSD2
  • Efectuar pagamento iniciado por um TPP (PIS - Serviço de iniciação de Pagamentos)
  • Autorizar, consultar e revogar consentimentos (AIS - Serviço de Informação sobre as Contas)
  • Autorizar, consultar e revogar confirmação de disponibilidade de fundos
  • Autenticação SCA para todas as operações
Funcionalidades complementares para o cliente
  • Personalização do serviço, contas, segurança, alertas, idioma
  • Agendamento de operações
  • Beneficiários frequentes
  • Mensagens seguras entre o banco e o cliente
  • Submissão de documentação através de canal seguro para o banco
Funcionalidades para o banco
  • Gestão de contratos de particular
  • Configuração das condições de movimentação do cliente
  • Controlo de operações agendadas
  • Consulta de operações de clientes (trace de actividade de cliente)
  • Configuração de diferentes mecanismos de autenticação multi-factor
  • Configuração de limites para execução de operações
  • Suporte de validação "4 olhos" (4 eyes principle)
  • Integração com ferramentas de CRM
Segurança

O dWare Retail inclui mecanismos internos de segurança e autenticação como, por exemplo, cartão matriz ou SMS tokens. A arquitectura modular da solução permite também que os processos de autenticação sejam completamente externalizados, integrando-se com outras soluções de terceiros como, por exemplo, soluções da RSA, Vasco, cartão do cidadão (Portugal e Espanha).

Mecanismos de segurança disponíveis na plataforma:

  • Autenticação multi-factor
  • One Time Password: SMS token, cartão Matriz, integração com soluções de terceiros
  • Notificações e alertas por SMS
  • Acessos RBAC (Role Based access control) para clientes de acordo com perfis e autorizações contratualizadas com o Banco
  • RHBAC (Hierarchical Role Based access control) - mapeamento para a hierarquia da estrutura do Banco
  • Controlo de operações duplicadas
Funcionalidades transversais
  • Multi-canal: web desktop, mobile, SMS, IVR, ATM
  • Multi-lingua
  • Multi-moeda
  • Workflow de validação e aprovação de operações
  • Arquitectura multi-nível e modular permite integração de novas funcionalidades
  • Interface de exportação de webservices para disponibilização de funcionalidade a aplicações de terceiros
  • Escalabilidade
  • Segurança
  • Provas dadas
  • Sem downtime: disponível 24x7, suporte de agendamento automático de operações em caso de indisponibilidade de sistemas de backend
  • Motor de agendamento de operações
  • Alarmística e integração com plataformas de monitorização
  • Auditoria